quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Betão à Vista

Betão à Vista / Betão Aparente




Classifica-se por aquele que após a sua descofragem, não recebe nenhum tipo de revestimento, a menos que seja tinta ou vernizes. Daí teremos dois tipos de Betão à Vista, o tratado (com aplicação por exemplo de tinta) e não tratado (conserva-se o aspeto adquirido no momento da descofragem).

As razões que motivam a execução de elementos de Betão a Vista, são de ordem econômica e financeira, aos prazos que se pretendem na execução, e hoje em dia é muito utilizado por razões estéticas. 

Hoje em dia os arquitetos vêm a oportunidade de utilizarem Betão à Vista, para criarem novas habilidades arquitetônicas.

Por se tratar de elementos aparentes, deve-se ter muitos cuidados afim de evitar degradação nas superfícies. Um dos maiores problemas do Betão à Vista é o aparecimento de bolhas na superfície. Deve-se normalmente, pela má vibração, por um doseamento e mistura incorretos, por más condições de transporte e aplicação, entre outros.

Em muitos casos para que se possa obter um determinado aspeto, introduz-se algum ar na composição do betão de forma a aparecer as bolhas e garantindo um aspeto pretendido.

Um elemento fundamental que se deve ter em atenção no processo, é a cofragem. Os melhores resultados, obtêm-se com a utilização de cofragens novas, até porque isto constitui um dos entraves no controlo financeiro deste tipo de trabalhos.



Para além de serem novos ou de apresentarem uma superfície sem degradações as cofragens devem obedecer os seguintes requisitos: 

  • os seus elementos de suporte devem estar dimensionados para absorver as solicitações provenientes do betão fresco,  nomeadamente o efeito de choque da sua colocação e a posterior compactação;
  • a concepção da cofragem deve estar estudada de modo a limitar a sua deformação, mantendo as suas dimensões invariáveis ao longo da sua vida, e evitar um dos defeitos já mencionados que é o empenamento;
  • devem ser suficientemente estanques devendo existir um cuidado extremo com as suas juntas;
  • devem ser executadas com o menor número de peças possível e concebidas de modo a facilitar a montagem da armadura, a betonagem e a compactação, devendo para isso se for necessário;
  • devem exercer pouca aderência sobre o betão e permitir fácil limpeza. O ideal é obter-se o maior número possível de utilizações com o menor custo de conservação.

Para a obtenção de aspetos diferenciados no Betão Aparente, muitas vezes adiciona-se corantes na sua fabricação, alterando a sua cor final.







Fontes: 
Wikipedia
http://www.engenhariacivil.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário