quinta-feira, 27 de março de 2014

MAQUINAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

O blog Construção Civil vai falar um pouco sobre maquinas de construção civil e outros equipamentos de forma generalizada.

Como qualquer tipo de industria, atualmente a Construção Civil depende muito de equipamentos para a sua realização. Muitas das obras que já se fizeram hoje só foi possível grassas ao avanço das tecnologia, principalmente no ramos dos equipamentos.

Não é de hoje que o homem usa máquinas para realizar tarefas. Os homens da pré-história usavam maquinas bem simples, como pedras para triturar alimentos, alavancas para rolar uma pedra etc.

Não vai ser possível abordar todos os tipos de equipamentos de construção civil, porém falaremos dos mais usuais, forneceremos um pouco da história de cada um deles, a sua utilização e importância.

Maquinas e Equipamentos Manuais

Esses são bem mais simples e destinam-se a realizar trabalhos de pequena dimensão. O rendimento desse tipo de equipamentos não é muito grande, porém considera-se que pelo estudo de custo versos benefício, para a quantidade de trabalho, seja suficiente.

Como exemplo desses equipamentos, temos, furadeiras (barbequins), rebarbadoras, cortadeiras, etc.

Equipamentos de Médio Porte

São os equipamentos que para além de não serem muito grandes, já conseguem executar um bom volume de trabalhos.

Um exemplo de equipamento de médio porte muito utilizado na construção civil é a betoneira. A sua função é de misturadora. As betoneiras não conseguem dar sustento para as obras de grande porte mas desempenham um papel importantíssimo na execução de pequenas obras.

Existe uma versão maior das betoneiras, que são as auto-betoneiras ou camiões betoneira, que são normalmente utilizadas em obras maiores, com o auxilio de centrais de baetão.

Um outro equipamento de médio porte importante é a compactadora. Usados normalmente na compactação do solo ou de pisos específicos.

Não podia deixar de frisar os vibradores de betão, utilizado para o melhoramento da qualidade do betão, retirando o ar existente no betão fresco.

Para além desses existem diversos equipamentos que não vamos retratar aqui.

Maquinas de Construção

Vamos falar agora de equipamentos bem mais pesados. Começamos pelos veículos de transporte.

Camiões

São normalmente utilizados para o transporte de todo o tipo de materiais, desde terras, pedras, areia, etc. Desempenham um papel fundamental na execução de qualquer obra. Eles se encontram em vários tipos.



Dumper

Pode-se dizer que o dumper é um tipo de camião, porém tem a particularidade de que alcança locais que um camião comum não alcança e também pela sua potencia. As funções que esses equipamento desempenha é exatamente igual as de um camião normal, excepto nos casos acima citados.



Rectro-Escavadeira

Este também é um equipamento muitíssimo popular. Este equipamento normalmente tem funcionamento hidráulico e é composto com uma pá frontal e um mão traseira. Pode-se considerar a rectro como um equipamento multifuncional, uma vez que pode ser adaptado para desempenhar várias funções.



Escavadeira Giratória

É um equipamento extremamente poderoso. Para além das várias funcionalidades que desempenha, usa-se muito nos trabalhos onde envolvem movimentações de terra. Na semelhança das rectro, a giratória funciona com o sistema hidráulico, só que possui apenas um braço. É um equipamento mais forte do que a rectro. Para além de movimentação de terra usa-se a giratória para escavações em rochas duras através da adaptação do braço com martelo hidráulico.



Cilindro Vibrador Compactador

O cilindro normalmente é utilizado para a compactação de solos. Existem vários tipos de cilindros, (pés de carneiro, cilindro de rolo, etc).




Moto-Niveladora

É utilizado sobretudo utilizado na construção de estradas aeroportos entre outros. É um equipamento de alto desempenho e elevada produtividade. A essência do funcionamento desse equipamento é garantido por uma lamina central que fica atravessado no meio do equipamento.



Grua Auto-portante

Um guindaste, grua ou guincho é uma máquina usada para erguer e carregar materiais pesados. Uma variante deste, com a mesma função, é conhecida como ponte rolante. É constituído normalmente por uma torre equipada com cabos e roldanas que é usada para levantar e baixar materiais, habitualmente nas indústrias da construção civil, fabrico de equipamento pesado, portos marítimos, etc.



Por falar ficou ainda uma série de equipamentos que também são importante no ramo da Construção Civil

Mais a frente pretendemos falar um pouco mais sobre essa matéria e retratar sobre outros equipamentos.


Sem comentários:

Enviar um comentário